Thursday, 12 April 2018

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O FMI freqüentemente intervém para oferecer ajuda financeira quando os países mais precisam disso, mas com que frequência a política desempenha um papel nas soluções que ele fornece?
Com a economia global ainda atrapalhando duas guerras mundiais e uma devastadora depressão, a comunidade mundial decidiu uma nova abordagem das relações internacionais: o liberalismo. Abandonando as políticas de poder do realismo, os proponentes defenderam uma cooperação internacional sólida com o objetivo de reviver a economia mundial e consolidar a paz.
Essa abordagem tomou forma com o estabelecimento de duas organizações supranacionais, a primeira e a maior de sua espécie. Na histórica Conferência de Bretton Woods, de Nova Hampshire, de 1944, representantes de 44 países do mundo reuniram-se para criar o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O primeiro foi oficialmente fundado em 27 de dezembro de 1945 com 29 países membros; As operações financeiras começaram em 1 de março de 1947.
A partir desse primeiro encontro em New Hampshire, foi estabelecido que o objetivo da missão do FMI seria promover uma maior cooperação econômica na arena internacional. Embora hoje o FMI mantenha seu mandato permaneceu como tal, ao longo dos anos a organização evoluiu ao lado de uma paisagem global em mudança, tornando-se uma organização extraordinariamente poderosa como resultado. E, enquanto ele realmente desempenha o papel de credor internacional necessário, há aqueles que argumentam que o FMI realmente causa muito mais mal do que bem.
Talvez a maior marca contra o FMI seja suas intervenções na Indonésia durante a crise financeira asiática de 1997. A crise viu toda a região inundada por problemas econômicos, durante os quais o FMI recomendou que a Indonésia flutuasse sua moeda. O resultado foi desastroso: a rupia afundou imediatamente, uma enorme inflação seguiu, assim como os tumultos alimentares. Desesperado por uma solução, o presidente da Indonésia, Suharto, entrou em contato com o notável especialista em economia e moeda, Steve Hanke, da Universidade Johns Hopkins.
Muitos argumentam receber um.
O empréstimo do FMI é quando.
os problemas de um país.
"Suharto sabia que a inflação e os tumultos alimentares continuariam, e que ele ficaria extremamente vulnerável, se não dispensável - ele era muito claro sobre isso", disse Hanke à World Finance. "Eu concordei em me tornar seu principal assessor e recomendou que a Indonésia instalasse um sistema de caixa monetária semelhante ao de Hong Kong em que a rupia iria negociar a uma taxa de câmbio fixa ao dólar dos EUA, apoiada em 100 por cento em reservas de dólares norte-americanos ... A rupia seja totalmente descontável e conversível ".
No mesmo dia em que Suharto anunciou que Hanke foi seu novo consultor, a rupia apreciou 28% no mercado à vista e no mercado a prazo de um ano em Singapura. Tendo aceitado completamente a sugestão de Hanke, Suharto deu um discurso "estado do estado", descrevendo o plano, conhecido como o FMI Plus. Este plano envolveu as reformas estruturais recomendadas pela organização, ao lado de um quadro monetário e uma rupia fixada ao dólar. As coisas, no entanto, rapidamente se tornaram azedas.
Hanke explicou: "Todo o inferno explodiu politicamente e internacionalmente". O FMI, liderado pelos EUA e pelos europeus, explicou, opôs-se fortemente à idéia de um quadro monetário. Mas o que alguns consideraram suspeito sobre essa reação foi o desalinhamento com outras iniciativas aprovadas pelo FMI: poucos meses antes, em fevereiro de 1997, Hanke havia guiado a implementação de uma placa monetária na Bulgária com a benção do FMI. O resultado foi excelente: a inflação parou quase que imediatamente, e a economia logo se estabilizou. A mesma estratégia também foi incluída no Acordo de Paz de Dayton para a Bósnia e Herzegovina em agosto do mesmo ano, novamente com o apoio dos EUA e do FMI, do qual Hanke atuou como representante. Além disso, era apenas uma questão de meses depois que o FMI recomendava o mesmo curso de ação tanto para o Brasil quanto para a Rússia.
"Foi muito estranho conseguir esse grande empurrão para trás", disse Hanke. "E, em particular, [Bill] Clinton, que era o presidente na época, ele estava empurrando muito para não fazer isso. Enquanto eu estava aconselhando Suharto, ele nos chamou três vezes, e Clinton disse: "Se você faz o conselho de moeda do professor Hanke, você não está recebendo US $ 42 bilhões [em ajuda externa que foi prometida à Indonésia]". Em última análise, Suharto manteve o plano e iria instituí-lo, mas os EUA enviaram cerca de metade da frota do Pacífico para fazer exercícios na costa de Jacarta. Os militares ficaram muito nervosos e recuaram a idéia da placa de moeda ... Suharto deixou cair. Isso foi em maio de 1998. "
Pode-se perguntar por que, no caso da Indonésia, o FMI - e, de fato, os EUA - foi contra a receita regularmente administrada. Hanke sugeriu: "Eles não estavam preocupados de que [a placa da moeda estrangeira] não funcionasse - eles entraram em pânico para que isso funcionasse".
Embora os EUA tenham ajudado Suharto a derrubar seu antecessor e forjaram nele um aliado regional vital, a crise econômica do sudeste asiático e a crescente corrupção dentro do regime fizeram de Suharto uma responsabilidade iminente para o Ocidente. Dado o nível de poder que Suharto exerceu durante sua ditadura, sua liderança em andamento tornou-se muito arriscada para os EUA permitirem que ele continue.
Hanke disse à World Finance: "O principal é que os EUA, como costuma fazer, engenheiros o que ele pensava que seria - e o que foi, uma mudança de regime. Eles queriam se livrar de Suharto, e eles queriam que a crise financeira asiática cuidasse dele, o que eles achavam que não seria o caso se eles seguissem meu conselho e colocassem um quadro de câmbio. Então, foi um caso muito escandaloso por parte do FMI; Está tudo gravado e é uma marca negra real porque eles estavam literalmente envolvidos no meio de derrubar um governo ".
Ex-presidente da Indonésia, Suharto.
Para entender como e por que isso era possível, é necessário voltar ao início. Embora numerosos países tenham estado envolvidos na conferência de Bretton Woods, os EUA desempenharam um papel inegavelmente dominante no estabelecimento do FMI e ditando como funcionaria. Um fator crucial na sua composição e na influência contínua dos EUA dentro da organização foi a distribuição do poder de voto entre os Estados membros. Em vez de atribuir votos de acordo com o tamanho da população de um membro - que seria a abordagem mais democrática a tomar - os EUA, em vez disso, empurraram para que o poder de voto corresponda com o volume de contribuições feitas. Não surpreendentemente, as contribuições feitas pelos EUA, a maior economia do mundo, foram muito maiores que as de qualquer outro estado membro.
Ao contribuir com US $ 2,9 bilhões - o dobro do valor do Reino Unido, o segundo maior contribuinte da época - os EUA foram garantidos o dobro do número de direitos de voto, juntamente com privilégios de veto e uma minoria de bloqueio. A manobra permitiu que a superpotência assegure o controle quase absoluto das atividades do FMI.
A fim de consolidar ainda mais o seu papel dominante, os EUA também reivindicaram o direito de permanecer plenamente informado sobre as saídas financeiras de cada Estado membro, desde então e permanentemente.
Acrescentando à crença de algumas pessoas de que os EUA usaram o FMI para vender sua própria agenda é o fato de a sede da organização - assim como as do Banco Mundial, na verdade - estarem localizadas em Washington DC, a pouca distância da White House, em vez de perto da sede da ONU em Nova York, como discutido inicialmente. Hanke disse: "A realidade é que isso não deve surpreender ninguém. Quero dizer, os Estados Unidos são um grande poder imperial - por que eles não teriam muita influência? "
No ano em que o FMI foi oficialmente fundado.
Países membros hoje.
A cota anual da organização.
Como uma indicação de quão importante o FMI é para os EUA, Hanke apontou para uma ocasião que ele testemunhou enquanto servia como um dos assessores econômicos do presidente Ronald Reagan: "O próprio Reagan pessoalmente pressionou 400 de 435 congressistas para obter uma aprovação para um aumento de cota [para o FMI] ... É muito raro e # 8230; Eu nunca observei esse tipo de lobby pessoal! "
Quando a idéia do FMI foi evocada pela primeira vez, o mundo era um lugar desesperado. A comunidade internacional ficou chocada de um nível de sofrimento humano que, mesmo décadas depois, está além da compreensão, enquanto economicamente tanto que tinha sido alcançado nas décadas anteriores havia sido interrompido. Em uma paisagem tão quebrada, a cooperação internacional era mais necessária do que nunca - mesmo a necessidade de sentir como se algo fosse feito e que a mudança acontecesse tivesse surgido fenomenalmente.
Embora os estados tenham se juntado ao FMI com as melhores intenções, a organização que foi discutida em New Hampshire é bastante diferente da realidade que foi produzida. O curso do FMI mudou ao longo dos anos em resposta a desafios e complexidades globais, mas agora está claro que moldar este curso são as motivações políticas e as inclinações da hegemonia global.
Hanke concordou com esta teoria: "Ele evoluiu para uma organização muito política, e [Indonésia] foi uma ilustração perfeita de algo que foi completamente motivado politicamente".
Existem três grandes eventos que podem ser identificados como tendo alterado o curso do FMI ao longo dos anos. O primeiro, é claro, foi a Conferência de Bretton Woods. O segundo foi o embargo do petróleo de 1973.
Em resposta às crescentes necessidades de crédito das economias em desenvolvimento, o FMI iniciou a Facilidade alargada do Fundo em 1974, o que permitiu que os Estados membros tomassem empréstimos de até 140% da sua quota. Sem cheques no lugar, muitos tiraram empréstimos imprudentemente.
À medida que o peso da dívida das economias em desenvolvimento aumentava, tornou-se impossível que os bancos ocidentais falhassem sobre esses empréstimos sem colapsar. O FMI, portanto, entrou para atuar como credor internacional; facilitar a balança de pagamentos tornou-se sua nova missão. Foi durante este tempo que o FMI ganhou pela primeira vez uma reputação por impor condições difíceis, com muitos discutindo até hoje que faz isso para atrapalhar mutuários e, por sua vez, produzem mais poder.
Em terceiro lugar, houve a crise do peso mexicano de 1994-95, que foi provocada pela desvalorização da moeda frente ao dólar em dezembro de 1994. A desvalorização sacudiu os mercados e causou terríveis conseqüências para a economia mexicana, ao lado de um derramamento significativo em toda a região, e até mesmo para a Ásia.
Com o objetivo de limitar o impacto generalizado da crise, os EUA organizaram um resgate de US $ 50 milhões para o México, administrado pelo FMI. Em última análise, foi a adoção do México da Iniciativa de Obrigações Brady - que foi formulada pelo governo dos EUA, bancos de Wall Street e pelo FMI - que resultou em sucesso e aliviou a turbulência da região. Hanke mantém o sucesso do acordo mexicano foi em grande parte o resultado do trabalho de Jacques de Larosière, que ele elogia como o último grande diretor-gerente do FMI.
A história sugere que os EUA usaram crises econômicas para ampliar o alcance do poder político que exerce através do FMI.
Na época, no entanto, surgiu um grande debate sobre se um risco moral havia sido criado que incentivasse o empréstimo em série no futuro. Acrescentar as críticas que começaram a proliferar sobre o FMI foi o resultado de sua intervenção no México: sob reformas econômicas impostas, o país sofreu uma grave recessão. Os bancos entraram em colapso, o desemprego cresceu, a população que vive em extrema pobreza disparou para mais de 50% e o salário médio nacional caiu cerca de 20%.
Crucialmente, a crise mexicana marcou uma transição significativa para o FMI, de ter um objetivo global "para reconstruir o sistema econômico internacional", de acordo com seu site, a um que tentou prevenir crises através de "vigilância reforçada e ampliada". Hanke sublinhou: "É realmente como um monstro de cabeça de hidração - você acabou com uma missão e, em seguida, aparece algo mais".
Ele acrescentou: "Para ganhar esse novo negócio e assim por diante, você se torna mais político. Então, esse é um custo associado à hidra - mais politização do todo e menos ênfase no técnico. E se você não está confiando tanto no técnico, você fica mais fraco [com menos] pessoas competentes. "É este o ponto em relação à competência do FMI - ou, sem dúvida, falta - que levou alguns a proclamar o envolvimento da organização realmente causa irrevogável danos a uma determinada economia.
Na verdade, muitos argumentam que receber um empréstimo do FMI é quando os problemas de um país realmente começam. Hanke chegou a dizer: "Eu diria que [a maioria dos] países que estiveram envolvidos com empréstimos do FMI ... foram países que retornam em série ao FMI, porque eles vão da frigideira ao fogo com estes Programas do FMI. Todos falham! Então essa é a prova do pudim ".
Certamente, pode-se argumentar que os EUA usaram crises econômicas, como o México e a crise financeira asiática, para ampliar o alcance do poder político que exerce no FMI. No entanto, é precisamente por essa politização que o FMI perdeu a proeza técnica que lhe permite promover o progresso econômico em um estado receptor.
Embora essa politização permita ao FMI vender a agenda de seu membro mais forte, faz isso com as necessidades daqueles que afirma ajudar em primeiro lugar.

As reservas de forex da Indonésia dão "boa cobertura" para a rupia - o Lagarde de FMI & # x27;
JAKARTA, 2 de setembro (Reuters) - O nível de reservas de divisas do banco da Indonésia oferece uma boa cobertura e muito boa cobertura; para apoiar o enfraquecimento da moeda da rupia, disse na quarta-feira Christine Lagarde, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI).
As reservas forex da Indonésia totalizaram US $ 107,6 bilhões no final de julho. A rupia está emergindo como a segunda moeda com pior desempenho da Ásia neste ano, tendo caído 12 por cento até agora contra o dólar. (Reportagem de Gayatri Suroyo, edição de Clarence Fernandez)
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